A manutenção produtiva total, também conhecida como total productive maintenance (TPM), é uma metodologia desenvolvida no Japão, na década de 60, sendo que os principais objetivos estão ligados a eliminação de perdas nos processos, redução de paradas de máquinas, garantir a qualidade dos produtos e consequentemente reduzir custos das empresas, através de intensa participação das pessoas.
Potencializando a produtividade da cadeia produtiva, o TPM ajuda a padronizar as operações, evitar imprevistos e buscar a Perda Zero para acidentes, quebras, retrabalhos, perdas de materiais e de tempo, entre tantos outros.
O programa é baseado em pilares e na sua essência está um importante processo de capacitação de pessoas de forma a expandir sua atuação nos processos de fabricação e nas máquinas, de forma a promover o “Sentido de Propriedade”,
“Dá minha máquina cuido Eu”.
Todo esse processo exige comprometimento e, em certos casos, reestruturação, com a adoção de novas abordagens, posturas e até mesmo de cultura. Não economize esforços na preparação e planejamento deste programa, com a certeza que a renovação aproxima pessoas, maquinários e produtos.
Estes são os pilares do Programa TPM:
Pelo conteúdo dos pilares você pode perceber que a manutenção produtiva é um forte aliado na melhora da produtividade, segurança e eficiência dos processos industriais, e muito disso se relaciona com a autonomia, a independência e a proatividade dos colaboradores.
Entre inúmeros benefícios que podemos citar, estão:
Por Onde e Como Começar.
Lembre-se: O TPM é um processo de melhoria contínua que recorre ao trabalho padronizado, disciplina, bom senso e à criatividade do ser humano.
Se formos olhar para todos os pilares e quiser implantar o programa de uma vez você está dando um passo enorme para o fracasso, pois em média as empresas levam de 3 a 5 anos, ou mais, para completar os pilares, a custa de muito esforço, disciplina e conhecimento e dedicação.
Com certeza vale a pena mas sugiro seguir passo a passo mais realista e exequível.
É a etapa de planejamento do Programa TPM. Inicia-se com a própria decisão da liderança, formalização dos objetivos de iniciar a implantação, definir as políticas, áreas prioritárias e metas do programa e ritmo de implantação.
Parte do planejamento envolve definir as pessoas que irão participar ativamente do processo de implantação = Lider do Programa.
Estabeleça um cronograma inicial com o detalhamento das ações, prazos e responsáveis.
A fase que segue é a introdução. Nesse momento, um maior número de pessoas será envolvido.
Todas as definições e o planejamento realizados devem ser divulgados, assim como um treinamento introdutório sobre a Manutenção Produtiva Total
A mensagem importante nesta etapa para as equipes é de que o cuidado com as máquinas e equipamentos será priorizado, assim como as condições do local de trabalho precisam eliminar riscos de acidentes e eliminação de fontes de sujeira.
Nessa fase é que as ações de melhoria nos equipamentos serão iniciadas.
Normalmente, escolhe-se uma área piloto para iniciar a implantação, devendo todos os novos conceitos e técnicas serem aplicadas nessa área, tornando-se referencia para todos. A lógica básica é ter uma área de referência.
Comece com o pilar de Manutenção Autônoma em uma linha piloto, iniciando com um amplo programa 5S, bem estruturado. Siga estes passos:
Por fim, inicia-se a consolidação e expansão do Programa TPM pela empresa. Novas áreas devem ser incluídas no programa, assim como mais equipes operacionais devem ser treinadas.
Esse movimento de expansão reforça a nova cultura pretendida, e isso inclui um maior zelo pelos equipamentos e ativos da empresa e uma maior atitude de colaboração entre as equipes de manutenção e operação.
Foco – equipamento restaurado – locais de difícil acesso para limpeza eliminados – fontes de sujeira e contaminação removidos – proteções e dispositivos de segurança presentes e operantes – Trabalho padronizado – padrões de qualidade e segurança definidos e seguidos.
Como apresentado acima, a aplicação da Manutenção Produtiva Total gera um significativo impacto positivo na cultura e no resultado financeiro da empresa, assim como reduz custos e aumenta a produtividade. Além disso, possibilita que os colaboradores estejam motivados e capacitados para lidar da melhor maneira com os ativos disponíveis.
Pensando em implantar Programa TPM – Entre em contato conosco. Temos a solução e a expertise que você procura.