A sistemática de Gerenciamento Diário remete ao acompanhamento e gestão dos principais indicadores do negócio, definidos a partir do desdobramento estratégico de objetivos. Direciona as pessoas para aquilo que deve ser feito para obter, manter e melhorar cada vez mais os resultados.
Trata-se de uma das principais ferramentas para se “Construir” e “Alimentar” uma “Cultura Vencedora” na organização. Esta “Cultura” deve estar apoiada fortemente em garantir alto índice de “EXECUÇÂO” dos processos através de foco em:
– ALAVANCAGEM
Desenvolvendo comportamentos e métricas que impulsionem resultados garantindo “Valor” para a empresa e seus clientes.
– ENGAJAMENTO
Através do empenho pessoal e da equipe suficiente e constante, voltados para ações que conduzem a alcançar objetivos e metas. “Paixão por Executar”.
– PRESTAÇÃO DE CONTAS
Cada pessoa ou equipe assume de maneira proativa quais são as ações que devem acontecer para se atingir as metas de maneira consistente e previsível.
A frequência diária dessa prática, nos diversos níveis, cria ciclos rápidos de aprendizado, solução de problemas e respostas às necessidades da organização, tornando-a mais preparada e estável, propiciando o avanço consistente da organização dentro da Escala de Maturidade de Processos:
A palavra chave para sucesso do DMS é “DISCIPLINA”, de forma a cumprir a rotina de atividades diárias e semanais do programa.
São 2 as figuras chaves que devem conduzir o processo:
– Gestor do Programa – Deve ter função de liderança estratégica na organização e tem a missão de conduzir as reuniões, gerenciar progressos e padronizar o aprendizado entre as equipes, cumprindo as etapas necessárias para entrega dos resultados planejados.
– Gestor do Indicador – Responsável por atualizar o indicador correspondente, fatores que causaram impacto positivo ou negativo e desenvolver a capabilidade com sua equipe, desenvolvendo planos de ação para solução de problemas e busca da melhoria continua.
Sugere-se a criação de um espaço próprio, próximo ao Gemba, para se expor os indicadores de performance e onde será realizada a reunião diária de acompanhamento de resultados.
– Eleger os lideres do programa e demais participantes, detalhando funções e alinhando expectativas.
– Fazer apresentação formal do processo e regras de funcionamento (Palestra de Apresentação e Conscientização).
– Definir áreas de implementação e processos a serem formalizados.
– Treinamento dos Facilitadores.
– Definir os Indicadores Chaves, mapas de controle e formulários de gestão.
– Definir as Reuniões de Acompanhamento e monitoramento de Indicadores.
Dentro da Gestão da Rotina é papel do Gestor do Indicador reagir aos problemas que ocorrem no dia-dia do processo. Deve conduzir reuniões especificas para definir ações de contenção, causa raiz e ações corretivas e preventivas, bem como análise da eficácia e acompanhamento.
Considerações
O Desenvolvimento de Processos Padronizados e de Controle são os fatores críticos de sucesso para obtenção dos resultados esperados com o programa, a cultura da melhoria continua e o engajamento necessário da equipe e de todos os envolvidos.
Inicia-se com este modelo uma grande mudança no processo de gestão, passado de Modelo por Autoridade para “Paixão por Executar”.
Sabemos como implementar o processo. Entre em contato.