Os fatores tempo e custos tem cada vez mais importancia nas instalações de novos equipamentos ou novos processos de produção. Desnecessário dizer quanto é importante o cumprimento destes quesitos em todas as etapas do projeto destas instalações que via de regra está associada ao planejamento estratégico da empresa, seja para renovação de tecnologias de fabricação, lançamento de novos processos, novos produtos, ampliação da capacidade produtiva para atender novas demandas ou movimentos mercadologicos de grande interesse economico.
Cumpridas as etapas de instalação e com o equipamento pronto para partir, começam a surgir anomalias ou surpresas que atrasam a entrada em operação de forma critica e onerosa, comprometendo os resultados do projeto.
Desta forma a importancia de se ter como Objetivo o “Startup Vertical” ou “Partida Vertical”.
Definição Resumida
O gráfico a seguir mostra os efeitos das “surpresas”, com perdas variadas e uma extensão maior de tempo para se atingir operação estável, causando inúmeros prejuízos.
Portanto para vencer este jogo é necessário muito planejamento e disciplina ao investir na preparação da equipe operacional em conduzir o equipamento a sua plena capacidade no menor espaço de tempo, entregando os benefícios previstos no projeto de instalação.
Tenho contabilizado vários casos de sucesso em partidas verticais ao longo da carreira profissional em empresas de renome como Unilever, Scholle, Clopay e Confibra.
As etapas abaixo devem acontecer em “Paralelo” com a instalação do equipamento de maneira que os términos das duas frentes estejam sincronizados.
As partes interessadas são as pessoas que têm impacto no sucesso do startup e que deverão contribuir com detalhes para tal. Deve ter representantes das equipes de engenharia de instalação, operações, manutenção, qualidade, marketing e liderança empresarial.
É a melhor maneira de evitar surpresas indesejáveis e contratempos, pois todos terão voz ativa e responsabilidades definidas no projeto de partida vertical, procurando se antecipar as surpresas desenvolvendo medidas preventivas ou de correção rápida.
Ao selecionar o líder para sua equipe de partida vertical, procure alguém que possa treinar todos durante a inicialização, sem fazer todo o trabalho sozinho.
Será o responsável por planejar as atividades, monitorar progressos, convocar, conduzir e reportar reuniões do grupo e garantir o cuidado de ponta a ponta do projeto.
A “Equipe” do startup deve se dedicar a criação de Planilha de Atividades com metas e de um Manual Básico de operação e manutenção, contendo os detalhes dos critérios de sucesso para comissionamento, critérios de qualidade de processo/produto, e principalmente um capitulo especifico de “O que fazer se desvios ocorrerem”.
Não espere que o “Lider” faça tudo sozinho. A adesão dos membros da equipe é um dos fatores de sucesso mais críticos para qualquer startup.
Uma das maneiras mais simples e eficazes de fazer isso é usar metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e baseadas no tempo).
Um programa de treinamento para operadores, manutenção, controle de processo e de qualidade deve acontecer nesta etapa. Assim sendo é preciso disciplina e foco para garantir que seu manual inclui um plano de treinamento muito abrangente.
Praticar as jogadas com antecedência ajudará a preparar sua equipe para o dia da partida.
Desta forma se constrói confiança e desenvolve uma equipe ágil que pode se adaptar rapidamente às mudanças.
O “Líder” deve conduzir reunião inicial diária para promover qualidades vencedoras em sua equipe, enfrentar desafios inesperados e resolver problemas antes que se tornem problemas sérios, afetando o cronograma.
A equipe precisará se ajustar às condições de mudança para maximizar a utilização de recursos (técnicos de serviço, operadores, materiais) e tempo.
É importante acompanhar o progresso, comemorar etapas concluídas e recompensar seu pessoal por um trabalho bem executado. Isto aumenta o moral da equipe.
Modelos de Gestão a Vista para estas etapas ajuda muito na visualização e monitoramento do progresso, com critérios visíveis de sucessos quantificáveis.
Um erro comum durante a execução do plano de inicialização é ser pego pela empolgação do progresso inicial positivo e comprometer o processo.
No início, os resultados devem ser bons, porque a equipe fez um bom trabalho de planejamento e definição de expectativas, mas se você perder a disciplina em seguir o plano, pode não ter descoberto todos os problemas que poderão te causar surpresas desagradáveis. Esteja preparado.
Pronto para começar? Siga este plano de cinco etapas.
Podemos te ajudar em sua execução e garantir o sucesso de seu projeto.